top of page

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA

 

O objetivo do instituto é difundir a educação humanitária no Brasil, levando seus princípios e estratégias a qualquer ambiente propício ao aprendizado, seja formal ou informal, como escolas, universidades, associações comunitárias e grupos organizados, por meio da formação de multiplicadores, realização de palestras e implantação de programas específicos direcionados às mais diferentes faixas etárias.

 

Os projetos desenvolvidos pelo instituto visam abordar, de forma interconectada, os quatro principais tópicos da educação humanitária: direitos dos animais, direitos humanos, meio ambiente, mídia e cultura, bem como seus assuntos relacionados, como guarda responsável, veganismo, dieta vegetariana, desigualdade social, consumo consciente, comércio justo e ético, vida simples, alimentação saudável, meditação, yoga arte, permacultura, sustentabilidade biocêntrica, coleta seletiva e reciclagem, consumo e produção de orgânicos, análise e crítica de mídia, efeitos da publicidade, entre outros.

 

 

Nossa visão de futuro

 

Queremos ver a educação humanitária em cada escola de nosso país, inserida no currículo de instituições de ensino públicas e particulares. Almejamos também vê-la disseminada por educadores humanitários em todas as regiões, em todos os espaços. Queremos que ela ganhe corpo, braços e muitas vozes. É nossa meta futura ainda, a partir da consolidação do instituto, trabalhar para elaboração de projeto de lei que insira a educação humanitária na grade curricular da escola e para a construção de projetos-piloto de escolas baseadas nos conceitos de educação humanitária.

 

O instituto é uma extensão de trabalhos já realizados por educadores humanitários que acreditam que é necessário beneficiar mais e mais pessoas com esse modelo de educação que promete transformar o nosso modo de agir e pensar no mundo. 

 

É presidido por Francisco Athayde, educador humanitário com oito anos de experiência em projetos desse tipo. Suas atividades já beneficiaram cerca de 20 mil crianças nesse período (conheça mais sobre essas ações em “Nossa Experiência”, no menu de “Projetos”.

 

 

 

 

 

bottom of page