top of page

Princípios do Instituto de Educação Humanitária

 

Acreditamos no ser humano e em seu potencial de impulsionar mudanças positivas. Temos certeza que todas as pessoas carregam em si a capacidade e o desejo de viver de acordo com seus valores mais profundos.

 

Queremos inspirá-las a deixarem ser guiadas pela compaixão, a refletirem sobre os impactos de suas ações e escolhas diárias em outras pessoas, animais e em todos os outros seres que compartilham conosco este planeta e a serem agentes de transformação em prol da vida.

 

Difundimos a educação humanitária como ferramenta para construção de um mundo verdadeiramente sustentável, entendido como aquele em que todos os seres são vistos não como simples recursos, mas como tendo igual direito à vida.

 

Compreendemos a educação humanitária como um conjunto de conhecimentos e estratégias que integra direitos humanos, direitos dos animais, meio ambiente e cultura como dimensões interconectadas de uma sociedade justa e saudável. Seus quatro elementos orientam nosso trabalho:

 

  • Fornecer informação precisa

  • Incentivar os 3Cs: curiosidade, criatividade e crítica

  • Estimular os 3 Rs: reverência, respeito e responsabilidade

  • Oferecer escolhas positivas e ferramentas para solucionar problemas.

 

Baseados nesse ponto de vista abrangente, buscamos desenvolver ações focadas na ética, no respeito e na não violência aos animais (sem especismo) e aos seres humanos, independentemente de sua idade, forma física, raça, cor da pele, religião, por ser ateu ou agnóstico, grupo, raça, sexo, orientação sexual, partido político, nacionalidade, região, limitação física e/ou psicológica ou classe social, bem como em relação a todos os outros seres da natureza.

 

Temos compromisso com a abordagem de temas amplos e interconectados como direitos humanos, direitos dos animais, guarda responsável, veganismo, dieta vegetariana, desigualdade social, consumo consciente, comércio justo e ético, vida simples, alimentação saudável, meditação, arte, meio ambiente, respeito pela natureza, permacultura, sustentabilidade biocêntrica, coleta seletiva, separação de material reciclável, reciclagem, consumo e produção de orgânicos, análise e crítica de mídia, efeitos da publicidade, entre outros.

 

Atuaremos na conscientização em defesa das minorias, da igualdade racial, dos direitos das mulheres, das crianças, dos idosos, do grupo LGBT, de pessoas marginalizadas ou excluídas socialmente, assim como de qualquer outro ser humano que esteja tendo sua dignidade e seus direitos violados.

 

Atuaremos na conscientização em defesa de todos os animais, sem especismo, e na divulgação do veganismo abolicionista.

 

Defendemos o direito à informação verdadeira, a uma educação de qualidade e libertadora, que ajude o ser humano a despertar a empatia e a compaixão por todos os seres.

 

Apoiamos ações e projetos que incentivem a adoção de merenda escolar vegetariana (vegana) em escolas públicas e particulares, como forma de disseminar o respeito pelos animais e o meio ambiente e uma alimentação mais saudável para crianças e jovens.

 

Não impomos visões de mundo ou formas de vida. Nosso trabalho é fornecer informação clara e precisa sobre os impactos de nossas ações diárias em outras pessoas, animais e em nosso planeta. Acreditamos que todos têm livre arbítrio para tomarem suas próprias decisões.

 

Temos compromisso moral de fiscalizar e intervir em defesa da dignidade humana, animal e a preservação da natureza, por meio de denúncias, processos judiciais, manifestações pacíficas e campanhas de boicote a produtos, serviços e ações injustas e violentas.

Não temos e nem teremos vínculos com religiões ou crenças.

 

Defendemos a liberdade de expressão pacífica como direito de todo ser humano.

 

Estamos abertos para unir forças com instituições, movimentos, grupos e pessoas que estejam em sintonia com nossos princípios com o objetivo de levar a educação humanitária a cada vez mais pessoas.

 

 

bottom of page