top of page

PROJETOS JÁ REALIZADOS PELO EDUCADOR HUMANITÁRIO FRANCISCO ATHAYDE

 

Aqui você pode conhecer os projetos já realizados pelo educador humanitário Francisco Athayde, presidente do Instituto de Educação Humanitária.

Assistindo aos vídeos que seguem, você pode ver a educação humanitária sendo aplicada na prática, por meio de atividades que beneficiaram, nesses oito anos, mais de 20 mil crianças, jovens e adultos.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Educação humanitária na natureza

  • Idealizador do projeto “Aula de campo em educação humanitária” para crianças e jovens, por meio do qual recebemos escolas em um sítio na Bahia. Confira o vídeo e os temas apresentados.

 

  • Idealizador do projeto Unidos pela Natureza, também desenvolvido em contato com a natureza. Nesse projeto, temos a parceria do grupo de música Dó Ré Mi lá. Conheça algumas músicas no vídeo ao lado.

Educador humanitário itinerante

  • Idealizador, Coordenador e Palestrante do Projeto “Educador humanitário itinerante” em escolas e faculdades, para alunos e professores (2008 a 2015) em parceria com ONGs. Temas: direitos humanos, direitos dos animais, veganismo, vegetarianismo, meditação, vida simples, consumo consciente, noções gerais sobre meio ambiente e outros temas da educação humanitária.

  • Blog do projeto passeio escolar e aula de campo no sítio. Clik no botão Blog para conhecer.

  • Blog do curso de educação humanitária no sítio. Clik no botão Blog para conhecer.

Documentários e vídeos produzidos

Making Of do filme Vegana

Instituto Nina Rosa

  • Diretor, Produtor e Roteirista do Making off do filme – VEGANA - (Uma história de amor e respeito por todos os seres vivos) realizada pelo Instituto Nina Rosa. Disponível no youtube.

Dublagem do personagem Barreto

Filme Vegana - Instituto Nina Rosa

  • Dublagem do personagem “Barreto” para o filme VEGANA

Doc. Salve o 2 de julho e os animais

  • Diretor, Produtor e Roteirista do Documentário - Salve o 2 de Julho e os animais - (documentário educativo que foi produzido para conscientizar a todos sobre os maus tratos a que os animais são submetidos no Desfile de 2 de Julho em Salvador e nas demais festas populares). Disponível no youtube.

Doc. Os Direitos dos Animais

em Condomínios

  • Diretor, Produtor e Roteirista do Documentário - OS DIREITOS DOS ANIMAIS EM CONDOMÍNIOS - produzido em parceria com a ONG Terra Verde Viva (Apoio: Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB; Ministério Público do Estado da Bahia; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia; ONG Célula Mãe). Disponível no youtube.

  • Diretor, Produtor e Roteirista do documentário - OS ANIMAIS NA TERRA DA FELICIDADE - em parceria com a ONG Terra Verde Viva, Ministério Público do Estado da Bahia; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia - (prova produzida na Ação Civil Pública ajuizada para a proibição dos animais na Lavagem do Bonfim, em que foi deferida liminar). Em 01/07/2011 foi apresentado cenas deste no Globo Repórter da Rede Globo de Televisão como prova desta ação. Disponível no youtube.

Doc. Os animais na terra da felicidade

"Por viver a educação humanitária há mais de sete anos e dedicar a minha vida a levar esse modelo de educação para crianças, jovens e adultos, posso dizer: a educação humanitária é a chave para revermos nossos comportamentos e consumo no planeta e cessarmos a violência que infligimos contra os seres da natureza. Com ela, iremos despertar e voltar nosso olhar para a vida, para os oprimidos, para os que sofrem, para os que precisam de nossa ajuda. Iremos nos questionar profundamente e rever nossa relação com nós mesmos, com as pessoas, com os animais e com a natureza. Nossa consciência será direcionada a nos colocarmos no lugar do outro, nos fazendo compreender não só a dor ou a alegria dos seres, mas nossa ignorância e a dos demais seres humanos. Com ela, deixaremos de julgar e condenar o outro, e focaremos nossa energia em trazer ao mundo soluções e comportamentos justos e pacíficos. Partiremos para uma busca, não somente por ações humanitárias momentâneas ou assistencialistas, mas, sim, pelo conhecimento, para sermos justos e prevenirmos o sofrimento por meio de ações diárias conscientes, contemplando todos os seres da natureza. A educação humanitária nos conduz a perceber os elos que existem na natureza. Uma vida simples também será entendida como a forma mais rica de viver e o consumismo, como o resultado mais concreto da distância a que chegamos em compreender e respeitar a natureza".

Educação Humanitária por Francisco Athayde, educador humanitário e

presidente do Instituto de Educação Humanitária

bottom of page